domingo, 11 de abril de 2010

ABUSO DE PODER

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FAZ PEGADINHA COM A ENCHENTE!

Enquanto o povo gonçalense sofre, a atual administração parece divertir-se abusando do poder. Quem consultar o site da prefeitura, verá que há um texto dizendo que quarta e quinta-feira (7 e 8 de abril de 2010) serão dias de feriado escolar devido aos transtornos e desastres acarretados pelas fortes chuvas. Mas a Secretaria de Educação quer que os professores compareçam às escolas. Feriado só para os alunos. Quem duvidar, ligue para a Secretaria Municipal de Educação e pergunte. Pode até falar deste texto. Tels.: 2199-6510, 2199-6500 e 2199-6505.
Fica a pergunta: se a função dos professores é dar aula e se não há alunos na escola, o que eles ficarão fazendo? Até às 10: 50 da manhã, quando telefonei para lá, ninguém sabia a resposta. Quer dizer: primeiro forçam os trabalhadores a irem para as escolas, para depois pensar o que eles devem fazer (que não é tarefa deles). É isso que a panissetada chama de eficiência e competência?
Espero que nas escolas haja a obra completa de Machado de Assis para que os professores possam passar o tempo lendo nosso maior romancista. Ou que algum deles tenha um caderno e caneta para começar a escrever um livro enquanto perde seu tempo. Quem sabe um desses professores que sofrem hoje esse abuso poderá um dia chegar à Academia Brasileira de Letras?

Edson Amaro de Souza, diretor do SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação), núcleo São Gonçalo

7 de abril de 2010.